1936

Inaugurado o Lar São Vicente de Paulo

Em 02 de agosto de 1936, foi lançada a pedra fundamental do Asilo Santa Casa São Vicente de Paulo, em terrenos em parte comprados de Gabriel Sanches, por 2 contos de réis, e em parte doados pelo mesmo e também pela firma Irmãos Biselli e Cia., composta pelos sócios José Biselli, Amadeu Biselli, Manoel Gomes Martins e João Birolli.

Nos alicerces do Asilo foi assentada uma urna, como era comum na época, contendo moedas de prata doadas por Agostinho Veja e exemplares dos jornais “O Direito” de Uchôa, “A Notícia” e a Folha” de Rio Preto, “A Cidade” de Catanduva, “O Estadão” e o Correio Paulistano”, da Capital. Foi assentado também um cofre, doado por Ubaldino Alvares Perez, contendo moedas de cobre do Império Brasileiro e da República, e de outros países como da Itália, de Portugal, da Espanha, da China, além de duas laudas de papel almaço manuscritas pelo doador, resumindo a história de Uchôa até aquele ano.

A primeira diretoria da Sociedade foi assim constituída: presidente: Ozório Custódio Moreira; vice-presidente: Antonio Candolo; secretário: Ovídio Bernandes Corrêa; tesoureiro: Salvador Turano; membros: Domingos Tombadão, João Lacanalla e Guilherme Cechini.

A duras penas, foram erguidas paredes e coberto o telhado e mesmo inacabado, o Asilo abrigou necessitados até 1954, quando, pela premência da instalação do Ginásio Estadual foi transferido para a Vila Vicentina no bairro de São Miguel.

85 ANOS

A Associação São Vicente de Paulo completa neste ano de 2021, 85 anos de assistência social, fruto do trabalho voluntário de vários abnegados uchoenses.